SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1O emprego da cola de fibrina no tratamento das fístulas anais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Coloproctologia

Print version ISSN 0101-9880

Abstract

SANTOS JR, Júlio César Monteiro dos. Avaliação médica: o consumo na medicina e a mercantilização da saúde. Rev bras. colo-proctol. [online]. 2006, vol.26, n.1, pp. 70-85. ISSN 0101-9880.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-98802006000100011.

INTRODUÇÃO: A Saúde vem sendo ameaçada pela colonização empresarial do médico que, iniciada dentro da Universidade, prolonga-se no ambiente de trabalho. Essa ação tem origem no ensino defasado da realidade científica e na asserção de tendências individualistas que expressam opiniões isoladas e não abalizadas, em geral induzidas pelas propagandas e investigações encomendadas para agitar o mercado no uso de aparelhos e produtos médico-farmacêuticos. OBJETIVO: Usar o ponto de vista do Cirurgião Geral e do Coloproctologista para comentar a mercantilização da saúde e a maneira como a Instituição Industrial, usando a empresa médica, age e modifica a ação do médico, contribuindo para o alto custo da Medicina. MATERIAL E MÉTODO: As bases serão os exames laboratoriais e as avaliações cardiovasculares pré-operatórias de rotina, usados para operações não cardíacas em pacientes cardiopatas. O material e o conteúdo para discussão foram extraídos do livro de Ivan Illich1, do artigo de atualização de Coelho e col. 2, do modelo proposto na Cleveland Clinic3 sobre avaliação pré-operatória e das normas estabelecidas pelo American College of Cardiology e pela American Heart Association4 para a orientação de avaliação médica mínima, necessária e suficiente, de pacientes cardiopatas, quando candidatos a tratamento cirúrgico de doenças em outros órgãos.

Keywords : Avaliação pré-operatória; exames laboratoriais; operações não cardíacas; mercantilização da medicina; expropriação da saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese