SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Semi-obstrução intestinal por esclerodermia: relato de casoA estória biomolecular do pólipo adenomatoso author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Coloproctologia

Print version ISSN 0101-9880

Abstract

LOPES, Roberto Iglesias et al. Abscesso perineal por ingestão acidental de palito de dente. Rev bras. colo-proctol. [online]. 2006, vol.26, n.2, pp. 193-196. ISSN 0101-9880.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-98802006000200011.

Palitos de dente são itens domésticos comuns e a maioria das pessoas subestima a gravidade das lesões que podem ocorrer com a ingestão acidental de palitos. Nós apresentamos um caso de abscesso perineal causado pela ingestão de um palito de dente. Um homem de 55 anos apresentou-se com quadro de dor perianal há um mês. Ao exame físico, notou-se abscesso perineal. Leucocitose com desvio à esquerda foi observada e a tomografia pélvica demonstrou um corpo estranho na região perineal. A remoção cirúrgica do corpo estranho e a drenagem adequada do abscesso foram realizadas, revelando um palito de dente. O paciente evoluiu bem após a abordagem cirúrgica. O abscesso perineal pode progredir para gangrena de Fournier e, portanto, a abordagem de abscessos perineais deve ser agressiva, com drenagem adequada e remoção do corpo estranho (sempre que presente).

Keywords : abscesso; corpo estranho; palito de dente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese