SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2The benefits of low anterior in bloc resection for advanced ovarian cancer: ten-year experience in a single tertiary centerRelation between the expression of MUC1 and TNM and Astler-Coller staging systems in colorectal cancer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Coloproctologia

Print version ISSN 0101-9880

Abstract

FREITAS, Antônio Hilário Alves et al. Pesquisa de linfonodo-sentinela em pacientes com adenocarcinoma de cólon. Rev bras. colo-proctol. [online]. 2008, vol.28, n.2, pp. 170-177. ISSN 0101-9880.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-98802008000200004.

O câncer colorretal é responsável por cerca de 8.000 óbitos/ano no Brasil. Acredita-se que haja subestadiamento pós-operatório. O objetivo deste trabalho é pesquisar sobre linfonodo-sentinela em pacientes com adenocarcinoma de cólon. A amostra foi composta de 18 pacientes, todos com diagnóstico de adenocarcinoma de cólon, submetidos à laparotomia com injeção dos marcadores de linfonodos na subserosa peritumoral. RESULTADOS: a identificação intra-operatória de linfonodo-sentinela com os marcadores ocorreu em 16 (88,8%) pacientes. O azul patente identificou linfonodos-sentinela em 72,2% e o fitato marcado com tecnécio em 88,8%. Obtiveram-se linfocintilografias do espécime cirúrgico removido em 15 pacientes. A sensibilidade global do método foi de 66,7% e o falso negativo de 33,3%. Depois do exame histológico com multissecção e imunoistoquímica de 11 pacientes, foi diagnosticada metástase em uma (9%) ocorrência, sendo considerada ultra-estadiamento. CONCLUSÕES: pode-se afirmar que o procedimento é viável; o radiofármaco é mais eficaz; a linfocintilografia da peça cirúrgica é capaz de certificar a presença de captação de radiofármaco pelo linfonodo; a incidência de metástases linfonodais é, proporcionalmente, a mesma nos linfonodos-sentinela e não-sentinela; as técnicas de multissecção e imunoistoquímica contribuem para melhorar a acuidade diagnóstica de metástase linfonodal.

Keywords : Linfonodo-sentinela; Câncer; Cólon; Metástases.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese