SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Colitis cystica profunda: case reporteRight colectomy associated to gastroduodenopancreatectomy in bloc for infiltrative colon tumor: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Coloproctologia

Print version ISSN 0101-9880

Abstract

KOTZE, Paulo Gustavo et al. Infestação por miíase em prolapso retal: relato de caso e revisão de literatura. Rev bras. colo-proctol. [online]. 2009, vol.29, n.3, pp. 382-385. ISSN 0101-9880.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-98802009000300014.

INTRODUÇÃO: a miíase é uma afecção causada pela presença de larvas de moscas em órgãos ou tecidos do homem e de outros animais. Sua localização preferida em humanos é na pele, com ocorrências descritas nas cavidades naturais. Seu tratamento é baseado na remoção mecânica das larvas e no desbridamento cirúrgico de tecidos desvitalizados. OBJETIVO: descrição do caso de um paciente com prolapso retal associado à infestação por miíase, discutindo sua incidência, sintomatologia e tratamento. RELATO DO CASO: L.C.S, 36 anos, masculino, com prolapso retal há um ano. Habitante de região rural, com baixo nível sócio-econômico, não possuía banheiros ou qualquer tipo de saneamento básico em sua residência. Ao exame proctológico, evidenciava-se prolapso retal edemaciado, com áreas cavitárias com necrose, secreção purulenta e grande quantidade de larvas de míiase. Realizou-se retirada mecânica das larvas com posterior debridamento cirúrgico. Optou-se pela confecção de uma colostomia em alça do sigmóide, devido à extensa área cruenta com lesão esfincteriana interna. CONCLUSÕES: O acometimento da miíase retal em prolapsos é raro, e deve ser prontamente diagnosticado e tratado. Um simples exame proctológico é fundamental para este fim. Salienta-se a necessidade contínua da educação em saúde, bem como se enfatiza a importância dos hábitos de higiene na população.

Keywords : Miíase; Prolapso Retal; Colostomia; Reto; Cirurgia Colorretal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese