SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Body mass index (BMI), abdominal obesity and risk of colorectal carcinoma: a retrospective studyPemphigus vegetans: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Coloproctologia

Print version ISSN 0101-9880

Abstract

TRISOGLIO, Caren; MARCHI, Cíntia Maria Garcia; TORRES, Ulysses dos Santos  and  NETINHO, João Gomes. Prevalência de constipação intestinal entre estudantes de medicina de uma instituição no Noroeste Paulista. Rev bras. colo-proctol. [online]. 2010, vol.30, n.2, pp. 203-209. ISSN 0101-9880.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-98802010000200012.

Introdução: A constipação intestinal (CI) é uma doença altamente prevalente em países ocidentais, apresenta etiologia complexa e multifatorial, e cursa com importantes impactos do ponto de vista médico e socioeconômico; é possível que profissionais da saúde e estudantes de medicina, dada a natureza de suas atividades profissionais e hábitos de vida, apresentem taxas de prevalência mais elevadas da doença, se comparados à população geral. Objetivos: Determinar a taxa de prevalência de CI entre estudantes de medicina de uma instituição de ensino segundo critérios diagnósticos estabelecidos na literatura e compará-la às taxas relatadas entre a população geral. Pacientes e Métodos: Realizou-se estudo transversal através da aplicação de questionários individuais a 360 estudantes de medicina de uma instituição do noroeste paulista, dos quais 150 (42%) responderam; a definição de CI se deu através dos critérios de Roma III. Resultados: A taxa geral de prevalência de CI foi de 35%; houve predominância da doença entre o sexo feminino (55%; p<0,0001); estudantes do sexo feminino também apresentaram menor frequência de evacuações diárias e maior frequência de uso de laxativos (p< 0,05). Conclusões: A prevalência de CI entre a população estudada foi superior à relatada entre a população geral em diversos estudos, e uma investigação mais complexa quanto às causas desse fato deverá ser objeto de novos estudos.

Keywords : Constipação intestinal; Trato Gastrointestinal; Epidemiologia; Prevalência; Estudantes de Medicina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese