SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Evaluation of lipid peroxidation levels on mucosa colonic cells afther application of hydrogen peroxide in enemas: experimental study in rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Coloproctologia

Print version ISSN 0101-9880

Abstract

ARAUJO, Sergio Eduardo Alonso et al. Videocirurgia no manejo da doença de Crohn intestinal. Rev bras. colo-proctol. [online]. 2010, vol.30, n.3, pp. 265-271. ISSN 0101-9880.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-98802010000300001.

A doença de Crohn é uma moléstia com um amplo espectro de manifestações. Seu tratamento é complexo e freqüentemente os pacientes portadores desta afecção necessitam de intervenções cirúrgicas. Com o surgimento da laparoscopia e sua popularização no tratamento das afecções intestinais, demonstrando resultados superiores ao acesso convencional e quebrando paradigmas como sua utilização no tratamento do câncer colorretal, passou-se a cogitar se esse acesso seria indicado também nas doenças inflamatórias intestinais. Ainda hoje, a utilização desta via de acesso na doença de Crohn é tema controverso. Devido à natureza inflamatória desta patologia, o grau de dificuldade cirúrgico está aumentado e muitas dúvidas persistem: há benefício para o paciente? A taxa de conversão não está exageradamente aumentada? É possível indicar esse acesso em casos complicados? Qual o grupo de pacientes que se beneficia da técnica? Nesta revisão apresentamos os dados mais recentes e as evidências científicas que sustentam a indicação da via de acesso laparoscópica no tratamento cirúrgico da doença de Crohn.

Keywords : Doença de Crohn; Doença inflamatória intestinal; Laparoscopia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese