Acessibilidade / Reportar erro

A escrita como condição para o ensino e a aprendizagem de história

Este texto trata de um problema existente na escola brasileira que afeta diretamente o trabalho de ensino e aprendizagem de história: as condições de seus alunos no que se refere ao domínio da leitura e da escrita. Sendo a história, inclusive a escolar, pautada na escrita, as expectativas dos professores acerca de seu domínio pelos alunos definem diretamente suas escolhas didáticas e a história que lhes apresentam nas aulas. O texto apresenta uma análise pautada nos Estudos da Linguagem e na história da escrita, visando contribuir para a visibilidade do problema além dos muros da escola e para sua discussão em outras bases. Com base nisso, considerando o quadro apresentado, sinaliza algumas alternativas para o ensino de história no Ensino Básico.

ensino-aprendizagem de história; letramento; escrita


Associação Nacional de História - ANPUH Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Caixa Postal 8105, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel. / Fax: +55 11 3091-3047 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbh@anpuh.org