SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número60The teaching of History meets its past: memories of teaching staff during the civil-military dictatorshipEducation, memory and heritage: educational actions in museums and the teaching of History índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de História

versión On-line ISSN 1806-9347

Resumen

ROCHA, Helenice Aparecida Bastos. A escrita como condição para o ensino e a aprendizagem de história. Rev. Bras. Hist. [online]. 2010, vol.30, n.60, pp. 121-142. ISSN 1806-9347.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882010000200007.

Este texto trata de um problema existente na escola brasileira que afeta diretamente o trabalho de ensino e aprendizagem de história: as condições de seus alunos no que se refere ao domínio da leitura e da escrita. Sendo a história, inclusive a escolar, pautada na escrita, as expectativas dos professores acerca de seu domínio pelos alunos definem diretamente suas escolhas didáticas e a história que lhes apresentam nas aulas. O texto apresenta uma análise pautada nos Estudos da Linguagem e na história da escrita, visando contribuir para a visibilidade do problema além dos muros da escola e para sua discussão em outras bases. Com base nisso, considerando o quadro apresentado, sinaliza algumas alternativas para o ensino de história no Ensino Básico.

Palabras llave : ensino-aprendizagem de história; letramento; escrita.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués