SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número60The teaching of History meets its past: memories of teaching staff during the civil-military dictatorshipEducation, memory and heritage: educational actions in museums and the teaching of History índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de História

versión On-line ISSN 1806-9347

Resumen

ROCHA, Helenice Aparecida Bastos. A escrita como condição para o ensino e a aprendizagem de história. Rev. Bras. Hist. [online]. 2010, vol.30, n.60, pp.121-142. ISSN 1806-9347.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882010000200007.

Este texto trata de um problema existente na escola brasileira que afeta diretamente o trabalho de ensino e aprendizagem de história: as condições de seus alunos no que se refere ao domínio da leitura e da escrita. Sendo a história, inclusive a escolar, pautada na escrita, as expectativas dos professores acerca de seu domínio pelos alunos definem diretamente suas escolhas didáticas e a história que lhes apresentam nas aulas. O texto apresenta uma análise pautada nos Estudos da Linguagem e na história da escrita, visando contribuir para a visibilidade do problema além dos muros da escola e para sua discussão em outras bases. Com base nisso, considerando o quadro apresentado, sinaliza algumas alternativas para o ensino de história no Ensino Básico.

Palabras clave : ensino-aprendizagem de história; letramento; escrita.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf epdf ) | Portugués ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons