SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue61A place of memory and oblivion: Santa Librada, the patron saint of Independence in ColombiaHistory, memory, and commemorations: on genocide and colonial past in South West Africa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de História

On-line version ISSN 1806-9347

Abstract

ALMEIDA, Silvia Capanema P. de. Do marinheiro João Cândido ao Almirante Negro: conflitos memoriais na construção do herói de uma revolta centenária. Rev. Bras. Hist. [online]. 2011, vol.31, n.61, pp. 61-84. ISSN 1806-9347.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882011000100004.

O artigo discute a consolidação da Revolta da Chibata (Rio de Janeiro, 1910) como um tema da memória nacional brasileira, pela análise de diferentes momentos e tentativas de recuperação, apropriação e comemoração do levante. Discute como a edificação do marinheiro negro João Cândido como herói nacional foi, ao longo do século XX, um processo complexo, que revela valores de diferentes temporalidades, contextos e lugares sociais. Analisando três níveis de memória - coletiva, nacional e individual -, busco compreender como as celebrações relacionadas a essa revolta revelam também violências, silêncios e esquecimentos, ao mesmo tempo em que embates são travados na procura por reconhecimento e legitimação de um ícone na época da celebração de seu centenário.

Keywords : Revolta da Chibata; memórias; Marinha; herói nacional; questões raciais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese