SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue61Universal exhibitions and the cinema: history and cultureThe Production of the Press and Propaganda Department (DIP) in US collections: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de História

On-line version ISSN 1806-9347

Abstract

JESUS, Diego Santos Vieira de  and  FERNANDES, Verônica Daminelli. Do 'terror suicida' ao 'bárbaro': mídia e exclusão na política externa brasileira - o 11 de setembro segundo O Globo e a Folha de S. Paulo. Rev. Bras. Hist. [online]. 2011, vol.31, n.61, pp. 251-270. ISSN 1806-9347.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882011000100013.

O objetivo deste artigo é, sob uma perspectiva pós-estruturalista, examinar a cobertura dos atentados de 11 de setembro de 2001 pelos jornais O Globo e Folha de S. Paulo, os jornais brasileiros impressos de maior circulação na época, no dia seguinte aos ataques. O argumento central que procuramos desenvolver é o de que a atuação de tais meios de comunicação foi fundamental na definição de práticas de exclusão no nível internacional. Ao situarem o Brasil como um insider com base na maior aproximação a valores internalizados no contexto de transbordamento global do espaço político norte-americano após o fim da Guerra Fria, desenvolvem uma 'política externa' em que sociedades e grupos não adaptados a tal padrão são classificados como 'disfuncionais' e 'anômalos' numa ordem de atores 'civilizados'. Consolida-se, assim, o entendimento da diferença - no caso, as organizações terroristas e seus patrocinadores - como alteridade, e se naturalizam hierarquias entre identidade e diferença.

Keywords : mídia; política externa brasileira; terrorismo; pós-estruturalismo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese