SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue68"As bees pollinating flowers": labor management and rationalization in the leather and shoe complex (Franca, SP, Twentieth Century)Desconstructing maps, revealing spatializations: reflections on the use of mapping studies in colonial Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de História

On-line version ISSN 1806-9347

Abstract

ROCHA, Helenice Ap.  and  CAIMI, Flavia Eloisa. A(s) história(s) contada(s) no livro didático hoje: entre o nacional e o mundial. Rev. Bras. Hist. [online]. 2014, vol.34, n.68, pp.125-147. ISSN 1806-9347.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882014000200007.

O foco do estudo é a composição da narrativa nos Livros Didáticos de História (LDH) quanto à organização curricular assumida nas últimas décadas, que ora se manifesta de forma separada, ora de forma integrada entre a história do Brasil e a história mundial. No artigo, além de apresentar breve histórico da movimentação de tais narrativas na produção didática brasileira, empreendemos a análise de modo a evidenciar algumas das estratégias de organização curricular e de construção textual que os livros utilizam para estabelecer relações entre a história nacional e a mundial em sua estrutura narrativa. Os resultados preliminares do estudo apontam que os LDH procuram dar conta de uma tradição historiográfica e curricular predominantemente cronológico-linear de organização dos conteúdos de História, mas buscam estratégias para inovar no sentido de estabelecer articulações na abordagem nacional-mundial e de superar dissociações entre instâncias espaciais e temporais.

Keywords : livro didático; narrativa; História Mundial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License