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Revista Brasileira de História

On-line version ISSN 1806-9347

Abstract

BONTEMPI JR., Bruno  and  BOTO, Carlota. O ensino público como projeto de nação: a "Memória" de Martim Francisco (1816-1823). Rev. Bras. Hist. [online]. 2014, vol.34, n.68, pp.253-278. ISSN 1806-9347.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882014000200013.

O artigo trata da Memória sobre a Reforma dos Estudos na Capitania de São Paulo, de Martim Francisco Ribeiro de Andrada, publicada em 1815 ou 1816, e elaborada originalmente para implantação na Capitania de São Paulo. Busca-se proceder à análise historiográfica do documento, considerado no momento histórico de sua elaboração, à luz da mentalidade de sua geração, do gênero da obra e do diálogo que estabelece com o debate iluminista. Tendo recebido parecer desfavorável à sua execução, o texto foi posteriormente apresentado por ele próprio - agora na condição de deputado - à Comissão de Instrução da primeira Assembleia Constituinte do Brasil independente (1823-1824), como proposta de elaboração de um sistema nacional de instrução. Identificam-se no documento os elementos que denotam ter havido apropriação do debate pedagógico da Revolução Francesa. Há uma inequívoca semelhança, inclusive formal, entre esta Memória de Martim Francisco e as Cinco Memórias sobre a Instrução Pública, redigidas por Condorcet, as quais deram suporte teórico ao Relatório da Assembleia Nacional (1791-1792) na França Revolucionária.

Keywords : Martim Francisco Ribeiro de Andrada Machado; instrução pública; Condorcet.

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