SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 Passo Ruim 1868: as estratégias dos Xokleng nas fronteiras de seus territórios do alto rio ItajaíPresente de branco: a perspectiva indígena dos brindes da civilização (Amazônia, século XIX) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de História

versão impressa ISSN 0102-0188versão On-line ISSN 1806-9347

Resumo

OSTOS, Natascha Stefania Carvalho de. União Internacional Protetora dos Animais de São Paulo: práticas, discursos e representações de uma entidade nas primeiras décadas do século XX. Rev. Bras. Hist. [online]. In press. .  Epub 17-Ago-2017. ISSN 0102-0188.  http://dx.doi.org/10.1590/1806-93472017v37n75-13.

O artigo examina a trajetória da União Internacional Protetora dos Animais de São Paulo nas primeiras décadas do século XX. Com base em jornais diários publicados no estado e na revista Zoophilo Paulista, editada pela entidade, analisamos suas ações e estratégias discursivas no intuito de sensibilizar a população e o poder público para a necessidade de proteger os animais. No meio urbano em expansão a convivência entre humanos e animais se apresentava como um desafio, exigindo mudanças e adaptações na forma de lidar com os bichos, o que envolvia aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais. Nesses termos, pensar os animais foi um importante exercício de reflexão para se questionar a violência humana e os limites da exploração econômica e da ação do homem sobre a natureza.

Palavras-chave : animais; associação protetora; imprensa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )