SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue82“A Forest Full of Viruses!” Science and Development in the Frontiers of the Brazilian AmazonBeyond Tordesilhas: Uncertain Itineraries author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de História

Print version ISSN 0102-0188On-line version ISSN 1806-9347

Abstract

SILVA, Francisco Bento da  and  ALBUQUERQUE, Gerson Rodrigues de. Narrativas e amazonialismo: representações da Amazônia nos relatos de viagens de Paul Walle. Rev. Bras. Hist. [online]. 2019, vol.39, n.82, pp.43-63.  Epub Dec 09, 2019. ISSN 0102-0188.  https://doi.org/10.1590/1806-93472019v39n82-03.

O artigo discute o modo como o viajante francês Paul Walle narra a Amazônia brasileira, seus habitantes e suas culturas. Interessa destacar que, em narrativas publicadas no início do século XX, Walle adota posturas baseadas em valores eurocêntricos ancorados em pressupostos de superioridade racial, moral, cultural e econômica em voga no contexto temporal de seus escritos. No que tange à dimensão analítica, o foco do artigo está voltado para problematizar o olhar e colocar em evidência as representações, modos de sentir e ver narrados por Walle, tendo como referência as formulações teóricas dos estudos culturais, com destaque para a noção cunhada por Stuart Hall de que “os sistemas de representação são os sistemas de significado pelos quais representamos o mundo para nós mesmos e para os outros”. O diálogo com abordagens presentes em vários autores permite refletir sobre as relações coloniais/decoloniais em contextos “latino” americanos e amazônicos.

Keywords : Paul Walle; relatos de viagem; imaginários; Amazônia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )