SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue82Narratives and Amazonialism: Representations of the Amazon in Paul WalleImperial History, Science and Power: The Anglo-Brazilian Border Dispute author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de História

Print version ISSN 0102-0188On-line version ISSN 1806-9347

Abstract

NAXARA, Márcia Regina Capelari. Para além de Tordesilhas: itinerários incertos. Rev. Bras. Hist. [online]. 2019, vol.39, n.82, pp.65-82.  Epub Dec 09, 2019. ISSN 0102-0188.  https://doi.org/10.1590/1806-93472019v39n82-04.

A floresta amazônica, literária e imaginariamente construída como região que ultrapassa as fronteiras brasileiras, é central às reflexões deste artigo. As referências iniciais aos textos paradigmáticos de Joseph Conrad (Coração das Trevas) e Alberto Rangel (Inferno Verde), em narrativas que constroem espaços, viagens e caminhos percorridos, buscam traduzir o fascínio pelo desconhecido - trevas, inferno - assim nomeados com relação ao mundo considerado civilizado na virada para o século XX. Ponto de partida para leituras relacionadas às narrativas e discursos sobre a Amazônia, que oscilaram entre o elogio e a detratação: “terra bruta”, espaços que ultrapassam a linha de Tordesilhas, apontando para diferentes Brasis em suas especificidades e para a constante presença e permanência do lado obscuro da modernidade. Finalizo por referenciar leituras contemporâneas que abordam a região em sua universalidade pelo alargamento de horizontes e concepções, bem como pela aproximação de diferenças.

Keywords : Amazônia; natureza; literatura; viagens; imaginário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )