SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue82“Political Transition” and Dictatorship in Brazil: The 1970’s and Their Political and Intellectual AgendasJews, Communists and International Brigades: Intersections and Ambivalences in the 1930s from a Transnational Perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de História

Print version ISSN 0102-0188On-line version ISSN 1806-9347

Abstract

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos  and  BARBOSA, Etienne Baldez Louzada. O mundo dos Marcondes de Sá: educação e instrução em duas gerações de uma família da elite campeira no Paraná oitocentista. Rev. Bras. Hist. [online]. 2019, vol.39, n.82, pp.221-239.  Epub Dec 09, 2019. ISSN 0102-0188.  https://doi.org/10.1590/1806-93472019v39n82-11.

O artigo interroga o relato memorialístico e a correspondência da família Marcondes de Oliveira e Sá com o intuito de investigar as práticas educativas. Essa família pertencia à chamada elite campeira paranaense. Acompanha o patriarca, barão de Tibagy, e seu filho, Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá, com o objetivo de identificar as práticas mobilizadas para a educação e instrução de alguns de seus filhos, bem como o lugar que elas ocupavam em suas vidas. A hipótese é de que a família se valia de um universo de práticas educativas comuns a esse grupo e a outros segmentos da população, porém, apropriando-as com base nas representações que tinha de seu lugar social e sua classe, com vistas à manutenção de um lugar de poder do qual a própria educação e a instrução eram elementos constituidores. A pesquisa vislumbrou um pouco desse mundo, percebendo a existência de dimensões (familiar, material, política e social) que se complementam e se fortalecem ao longo de duas gerações.

Keywords : Paraná; século XIX; práticas educativas familiares; instrução.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )