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Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536

Resumo

VILELA, Nirlene J.  e  MACEDO, ManoelM. C.. Fluxo de poder no agronegócio: o caso das hortaliças. Hortic. Bras. [online]. 2000, vol.18, n.2, pp.88-94. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362000000200002.

Este trabalho procura abordar alguns desafios da competitividade na atual conjuntura do agronegócio. O agronegócio refere-se a um sistema empresarial, que congrega amplos processos de estratégias, com vistas à maximização de lucro. Nos últimos anos tem-se registrado um amplo movimento de reestruturação do agronegócio mundial, impulsionado principalmente pelos avanços tecnológicos nas diferentes áreas do conhecimento O poder de persuasão social das comunicações, ao afetar o comportamento dos consumidores, induz, como conseqüência, mudanças de hábitos, gerando preferências para maior consumo de determinados produtos. As campanhas evidenciando os riscos de saúde causados por determinado produto, tem o poder de afetar economicamente toda a cadeia produtiva. Por outro lado, as divulgações de pesquisas universitárias sobre o valor nutricional das hortaliças na longevidade da vida humana e a capacidade que certas hortaliças têm de evitar doenças incuráveis, destacam esses alimentos como um dos mais importantes grupos de produtos saudáveis, desfechando, assim, uma promoção muito favorável para as hortaliças, extensivo ao conjunto da sua cadeia produtiva. As tendências dos mercados globalizados apontam perspectivas favoráveis para as hortaliças exigindo que a uniformidade desses produtos seja cada vez mais obrigatória. Para atender os interesses dos consumidores (agentes ativos dos sistema) por novidades na área alimentar, o mercado de hortaliças vem se segmentando em diversos ramos, com destaque para as não tradicionais, minimamente processadas, supergeladas, congeladas, conservadas e orgânicas. Procurando agregar valor aos produtos, via ótima qualidade, diferenciação e utilização de embalagens atrativas, as atividades com hortaliças tornam-se, desta forma, cada vez, mais dinâmicas e lucrativas.

Palavras-chave : agronegócio; hortaliças; segmentação de mercados; tendências.

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