SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Utilização do 'não tecido' de polipropileno como proteção da cultura de alface durante o inverno de Ponta Grossa - PRUso de inseticidas para o controle da traça-do-tomateiro e traça-das-crucíferas: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536versão On-line ISSN 1806-9991

Resumo

NUNES, Maria Urbana C.  e  LEAL, Maria Lourdes S.. Efeito da aplicação de biofertilizante e outros produtos químicos e biológicos, no controle da broca pequena do fruto e na produção do tomateiro tutorado em duas épocas de cultivo e dois sistemas de irrigação. Hortic. Bras. [online]. 2001, vol.19, n.1, pp.53-59. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362001000100011.

Avaliou-se o efeito de biofertilizante, associado ou não a produtos biológicos e químicos, em diferentes condições de irrigação, sobre a produção do tomateiro tutorado e a ocorrência da broca pequena do fruto. Os experimentos foram conduzidos na região de Itabaiana (SE) nos períodos seco e chuvoso. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com 13 tratamentos e quatro repetições, sendo cada parcela composta de 48 plantas no espaçamento de 1,00 x 0,50 m com uma planta por cova conduzida com duas hastes. A eficiência dos tratamentos variou com a época de plantio e com o sistema de irrigação utilizado. De modo geral, na época chuvosa, obteve-se maiores produções totais e comerciais superando as produções obtidas na época seca em 82% e 59%, respectivamente, e um maior peso médio de frutos. Também na época chuvosa a percentagem de frutos brocados foi significativamente superior àquela obtida na época seca. Para o plantio na época seca, os melhores tratamentos foram: a) com irrigação por aspersão: Bacillus thuringiensis subsp. Kurstaki (Btk) isolado ou em combinação com clorfluazuron; deltametrina + clorfluazuron e Btk + biofertilizante; b) com irrigação por gotejamento: Btk + clorfluazuron. Para o plantio na época de chuva destacaram-se os tratamentos: a) com irrigação por aspersão: Btk + clorfluazuron; biofertilizante + teflubenzuron e clorfluazuron; b) com irrigação por gotejamento: biofertilizante + clorfluazuron e biofertilizante + abamectin.

Palavras-chave : Lycopersicon esculentum; Bacillus thuringiensis; Neoleucinodes elegantalis; irrigação por aspersão; irrigação por gotejamento; tomate.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons