SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Calcium concentration in snap bean pods of different cultivarsLevels of nitrogen fertilizer, morphologic characteristics of fruits and yield of jiló índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Horticultura Brasileira

versión impresa ISSN 0102-0536

Resumen

GATTI, I.; LOPEZ ANIDO, F.; PICARDI, L.  y  COINTRY, E.. Selección de progenitores en espárrago. Hortic. Bras. [online]. 2003, vol.21, n.2, pp. 163-166. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362003000200008.

O objetivo principal deste trabalho foi determinar as variáveis que melhor explicam a variação entre indivíduos dentro da população de aspargos originária da cultivar Argenteüil e selecionar plantas superiores para compor novas populações. O ensaio, composto por 1280 plantas, foi instalado no campo experimental da Facultad de Ciencias Agrarias de la Universidad Nacional de Rosario, Santa Fe, Argentina, em 1996. Durante os anos de 1997 e 1998, foram avaliadas as variáveis: número de turiões por planta (TU); peso médio do turião (PM); diâmetro do turião (DI); produção total por planta (RE); produção comercial por planta (RM); número de dias para início da colheita (DAC); número de hastes por planta (NUTA); altura da haste principal (ALT) e peso fresco da massa verde (MASAV). De acordo com a análise de componentes principais, as variáveis RE, RM, PM, DI e TU, são responsáveis por 60% da variação existente dentro da população avaliada. A análise de agrupamento baseada nestas variáveis, permitiu a identificação de cinco grupos distintos para os dois sexos. Os grupos G5 de plantas estaminadas e G5 de plantas pistiladas (7,51% da população total) apresentaram as melhores características de RE e qualidade. Destes grupos, foram selecionadas 6 plantas estaminadas e 8 plantas pistiladas para serem utilizadas como genitores no programa de melhoramento de aspargos.

Palabras llave : Asparagus officinalis L.; componentes principais; análise de agrupamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Español     · pdf en Español