SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Enraizamento e aclimatização de plantas micropropagadas de gipsofilaTeores de nitrato em folhas de alface em função do horário de coleta e do tipo de folha amostrada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536

Resumo

LOPES, Mário César et al. Acúmulo de nutrientes por cultivares de alface em cultivo hidropônico no inverno. Hortic. Bras. [online]. 2003, vol.21, n.2, pp. 211-215. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362003000200018.

Avaliou-se o desempenho de seis cultivares de alface do grupo americana, em sistema hidropônico "NFT". O experimento foi conduzido na UNIOESTE, de junho a agosto de 2001 em delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições e seis tratamentos, constituídos pelos cultivares Lorca, Tainá, Havem, Empire 2000, Lucy Brown e Kaesar. Avaliaram-se a produção de matéria fresca e seca da parte aérea, concentração e absorção de macro e micronutrientes. As cultivares Lorca e Havem obtiveram maior produção de matéria fresca, não diferindo estatisticamente entre si, estas apenas apresentaram concentração menor dos nutrientes Ca e Cu em relação às demais cultivares. Em termos de concentração de nutrientes na parte aérea, não houve diferença estatística entre as cultivares para os nutrientes N, P, K e Mn. Nos nutrientes Ca, Mg, Cu e Zn, ocorreu grande variação na concentração. No acúmulo de nutrientes (kg.ha-1), não observou-se diferença estatística entre as cultivares para N e P, enquanto para os outros nutrientes avaliados, as cultivares Lorca, Havem e Empire 2000 foram superiores, sendo também as que apresentaram maior produção de matéria fresca e seca.

Palavras-chave : Lactuca sativa L.; produção; hidroponia; nutrição mineral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português