SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Influência da enxertia nas trocas gasosas de dois híbridos de berinjela cultivados em ambiente protegidoCrescimento e produção de raízes comercializáveis de mandioquinha-salsa em resposta à aplicação de nutrientes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536

Resumo

ANDRIOLO, Jerônimo L.; LANZANOVA, Mastrângello E.  e  WITTER, Márcio. Produtividade de frutos de meloeiro cultivado em substrato com três soluções nutritivas. Hortic. Bras. [online]. 2003, vol.21, n.3, pp. 478-481. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362003000300013.

Comparou-se o rendimento de frutos de meloeiro cultivado em substrato com três soluções nutritivas, no interior de um túnel alto de polietileno, na UFSM, RS. A semeadura foi feita em 19/07/01 em bandejas de poliestireno e 32 dias depois as mudas foram transferidas para sacolas de polietileno contendo 4,5 L de substrato comercial, no espaçamento de 1,0 m entre fileiras e 0,30 m entre sacolas. Durante o ciclo da cultura, as plantas foram conduzidas verticalmente e dois frutos foram deixados em cada planta, removendo-se os frutos excedentes duas vezes por semana. Os tratamentos constituíram-se de três soluções nutritivas, empregadas no cultivo comercial do meloeiro. No tratamento 1 (T1) foi utilizada a solução recomendada no estado de São Paulo para o cultivo dessa espécie em NFT e nos tratamentos 2 (T2) e 3 (T3) utilizaram-se as soluções recomendadas para o cultivo da mesma espécie em substrato na França e na Espanha, respectivamente. Em cada tratamento aplicou-se o volume de 1 L de solução para cada planta, em intervalos semanais, via fertirrigação. A área foliar foi estimada semanalmente a partir de medidas não destrutivas no período entre os 35 e 63 dias após o plantio. A produtividade de frutos determinada ao final do experimento apresentou valores mais elevados nas plantas que receberam as soluções nutritivas T2 e T3, as quais não diferiram significativamente entre si.

Palavras-chave : Cucumis melo; fertirrigação; cultivo fora do solo; área foliar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português