SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Selection of carrot progenies based on seed characteristicsResponse of boron fertilization on broccoli, cauliflower and cabbage planted in sandy soil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

PAULUS, Dalva et al. Substratos na produção hidropônica de mudas de hortelã. Hortic. Bras. [online]. 2005, vol.23, n.1, pp. 48-50. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362005000100010.

O crescimento normal e a formação de plantas com qualidade comercial dependem da produção de boas mudas e para isso, faz-se necessário o uso de um substrato adequado à espécie. A hidroponia mostra-se uma técnica promissora em virtude das vantagens que esse método apresenta: economia de substrato, produção de mudas com alto índice de pegamento e de qualidade. O experimento foi realizado na Universidade Federal de Santa Maria (RS.) com objetivo de avaliar o efeito de substratos (sem substrato, substrato espuma fenólica e substrato organo-mineral), para produção de mudas de hortelã (Mentha x villosa) em cultivo hidropônico através do método de propagação vegetativa por estaquia. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com três tratamentos e 20 repetições, usando-se uma planta por repetição. As variáveis analisadas foram: número de folhas e altura de planta aos 7; 14; 21 e 28 dias após o transplante, e fitomassa seca e fresca 35 dias após o transplante. O substrato espuma fenólica apresentou os melhores resultados na produção de fitomassa fresca (2,65 g planta-1) e seca (0,23 g planta1). Para as demais variáveis analisadas os substratos espuma fenólica e organo-mineral não diferiram significativamente entre si, mas foram superiores ao tratamento sem substrato (direto em solução).

Keywords : Mentha x villosa; plantas medicinais; hidroponia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese