SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Effects of the reutilization of substrates on its physical properties on growing cherry tomatoProduction of sweet potato fertilized with cattle manure in soil with low organic matter content author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

BAPTISTA, Mírian Josefina; LOPES, Carlos Alberto; SOUZA, Ronessa B de  and  FURUMOTO, Ossami. Efeito da solarização e biofumigação, durante o outono, na incidência de murcha-bacteriana e produtividade da batata. Hortic. Bras. [online]. 2006, vol.24, n.1, pp. 99-102. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362006000100020.

A murcha-bacteriana causada por Ralstonia solanacearum é uma das principais doenças da cultura da batata. A solarização tem sido estudada como opção para a desinfestação do solo e tem potencial para o controle da murcha bacteriana. A técnica é indicada para uso nas estações quentes do ano pois depende de condições climáticas adequadas. Devido ao período de plantio de determinadas culturas, é interessante avaliar o uso da solarização em outras épocas do ano e associada a outras técnicas para garantir sua eficiência. A biofumigação é a desinfestação do solo através da adição de matéria orgânica que, durante sua decomposição, libera substâncias tóxicas aos fitopatógenos. Neste trabalho avaliou-se durante o outono (maio a junho) os efeitos da adição de cama de aves (biofumigação) e da solarização na incidência natural da murcha-bacteriana e na produtividade da batata, através dos tratamentos: adição de cama de aves (20 t/ha), uréia (100 kg/ha), aplicação de brometo de metila e solo sem tratamento (testemunha), todos solarizados ou não solarizados. Avaliou-se a produção de tubérculos totais e comerciais e, a partir da incidência de murcha-bacteriana, foi feito o cálculo da área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD). Na área infestada, apenas o uso do brometo de metila proporcionou reduções significativas na incidência da murcha-bacteriana. No entanto, a aplicação de brometo de metila e a adição de cama de aves em associação com a solarização possibilitaram produção significativamente maior de tubérculos de batata em relação à testemunha. Os efeitos da solarização associada à biofumigação com cama de aves sobre a produtividade da batata em área infestada com R. solanacearum devem ser melhor investigados.

Keywords : Solanum tuberosum; Ralstonia solanacearum; controle físico; matéria orgânica; fitopatógenos do solo; manejo integrado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese