SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Performance of coriander genotypes in the municipality of AreiaYield characteristics of onion genotypes in the São Francisco River Valley author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

TRANI, Paulo Espíndola; FELTRIN, Deise Maria; POTT, Cristiano André  and  SCHWINGEL, Márcio. Avaliação de substratos para produção de mudas de alface. Hortic. Bras. [online]. 2007, vol.25, n.2, pp. 256-260. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362007000200025.

Normalmente, os substratos disponíveis no mercado são recomendados indistintamente para grande número de culturas, sem considerar suas características e necessidades nutricionais na fase da formação de mudas. O experimento foi realizado em casa de vegetação, onde foram avaliados três substratos (Plantmax, Esfagno e G-III) para o desenvolvimento de mudas de alface cv. Regina. Foram realizadas as análises químicas e físicas de pH, macronutrientes, sódio e micronutrientes, sendo calculadas a capacidade de troca catiônica (CTC) e a saturação por bases (V%), além das análises de condutividade elétrica (CE), capacidade máxima de retenção de água (CRA) e granulometria dos substratos. A semeadura foi feita em bandejas de poliestireno expandido com 128 células cada. O delineamento utilizado foi de blocos ao acaso com três repetições. Foram avaliadas massa fresca da parte aérea e das raízes, massa seca da parte aérea e das raízes, número de folhas verdadeiras e altura média de plantas. Dentre os substratos avaliados, Plantmax demonstrou ser mais eficiente para produção de mudas de alface com melhor qualidade.

Keywords : Lactuca sativa L.; mudas de qualidade; hortaliça.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese