SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Process evaluation on potato packing linesEffect of mechanical injuries on the quality of squash stored at room temperature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

PRATISSOLI, Dirceu et al. Influência da fase embrionária dos ovos da traça-das-crucíferas sobre fêmeas de Trichogramma pretiosum com diferentes idades. Hortic. Bras. [online]. 2007, vol.25, n.2, pp. 286-290. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362007000200031.

Plutella xylostella é considerada a praga mais importante das crucíferas. O método de controle mais utilizado para essa praga é o químico. Contudo, esta espécie de inseto vem desenvolvendo resistência aos inseticidas aplicados. O controle biológico com espécies do gênero Trichogramma é considerado uma alternativa no controle dessa praga. Porém, poucos são os trabalhos que mencionam aspectos biológicos desse parasitóide sobre esta praga. Neste trabalho avaliou-se a influência da fase embrionária dos ovos do hospedeiro P. xylostella sobre fêmeas de T. pretiosum com diferentes idades. Fêmeas do parasitóide foram divididas em cinco lotes, compostos por espécimes recém-emergidos com 24; 48; 72 e 96 horas de idade. Cada lote continha dez fêmeas de T. pretiosum. Para cada fêmea de cada lote, foi oferecida uma cartela contendo 30 ovos de P. xylostella com um, dois e três dias de idade. As maiores taxas de parasitismo foram observadas em fêmeas com idade superior a 48 horas, independente do desenvolvimento embrionário do hospedeiro. Em ovos com três dias de desenvolvimento embrionário verificou-se que, para fêmeas recém-emergidas e com 48 horas de idade, a taxa de viabilidade foi superior apenas em relação àquelas com 96 horas de idade. Ao se avaliar os descendentes de T. pretiosum provenientes de ovos com um dia de desenvolvimento embrionário, verificou-se que os maiores valores de longevidade foram obtidos quando as fêmeas desse parasitóide eram recém-emergidas.

Keywords : Plutella xylostella; repolho; controle biológico; parasitóide de ovos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese