SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Influence of diamondback moth embrionary egg stage on Trichogramma pretiosum females of different agesEffect of mechanical injuries on the quality of watermelon stored at room temperature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

DURIGAN, Maria Fernanda Berlingieri  and  MATTIUZ, Ben-Hur. Efeito de injúrias mecânicas na qualidade de abobrinhas armazenadas em condição ambiente. Hortic. Bras. [online]. 2007, vol.25, n.2, pp. 291-295. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362007000200032.

Foram avaliados os efeitos de diferentes injúrias mecânicas na qualidade de abobrinhas verdes cv. caipira, em três tipos de lesões: por impacto, compressão e corte. No impacto os frutos foram soltos em queda livre de uma altura de 1,60 m duas vezes (uma batida de cada lado do fruto), a compressão foi feito pela pressão de um peso de 58,8 N por 1 hora e o corte (6 cm de comprimento e 2 mm de profundidade, em triplicata em 2 lados dos frutos) efetuado com uma faca apropriada. Após esses tratamentos, os frutos injuriados e os do controle (intactos) foram armazenados em condições de ambiente (25°C, 65% UR). As avaliações foram feitas a cada 3 dias, determinando-se atividade respiratória, aparência, perda de massa, pH, teores de sólidos solúveis, acidez titulável, ácido ascórbico, amido e carboidratos solúveis. Durante o período de armazenamento, de 15 dias, as lesões mostraram-se prejudiciais à qualidade, afetando distintamente os parâmetros químicos, a aparência, e diminuindo os dias de possível comercialização dos frutos, em especial naqueles submetidos ao corte e ao impacto. Estas injúrias também ocasionaram maior atividade respiratória dos frutos. A perda de massa fresca foi agravada quando os frutos foram submetidos ao corte. A injúria por impacto e por corte foram as mais prejudiciais para a qualidade das abobrinhas 'Caipira'.

Keywords : Cucurbita moschata; pós-colheita; compressão; impacto; corte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese