SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Crescimento e acúmulo de nutrientes pela abóbora híbrida tipo TetsukabutoFibra de coco e resíduo de algodão para substrato de mudas de tomateiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536versão On-line ISSN 1806-9991

Resumo

AQUINO, Leonardo A de et al. Produção de biomassa, acúmulo de nitrato, teores e exportação de macronutrientes da alface sob sombreamento. Hortic. Bras. [online]. 2007, vol.25, n.3, pp.381-386. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362007000300012.

Objetivou-se avaliar produção de biomassa, acúmulo de nitrato, teores e exportação de macronutrientes das cultivares de alface Regina e Verônica, em cultivo a céu aberto e sob duas malhas termorrefletoras (Aluminet®30%-O e Aluminet®40%-O) e uma difusora (ChromatiNet Difusor®30%), em experimento conduzido na Universidade Federal de Viçosa (MG). As malhas termorrefletoras e difusora foram instaladas em estruturas tipo telados retangulares fechados, com 2 x 4 x 36 m (altura, largura e comprimento). A semeadura foi realizada em bandejas de 200 células, preenchidas com substrato comercial, sob ambiente protegido, em 31/05/02. O transplante foi realizado em 26/06/02 e a colheita em 06/08/02, ocasião em que foram feitas as avaliações. Avaliou-se a produção de biomassa, teor de nitrato, teores e exportação de macronutrientes. 'Regina' apresentou folhas mais tenras do que a 'Verônica', portanto mais adequadas a mercados mais exigentes, porém, com maior teor de nitrato. Considerando os aspectos quantitativo e qualitativo da produção sugere-se o uso das malhas Aluminet®40%-O e ChromatiNet Difusor®30%; todavia, deve-se ajustar adequadamente a adubação nitrogenada para que não haja acúmulo de nitrato a níveis elevados devido a restrição de luz promovida pelas malhas. Ambientes e cultivares influenciaram nos teores e quantidades exportadas dos nutrientes. Com relação à exportação de nutrientes observou-se a ordem K>N>Ca>P>Mg>S.

Palavras-chave : Lactuca sativa (L.); qualidade de alimentos; conteúdo mineral; Aluminet®; ChromatiNet Difusor®; Lactuca sativa; alimentary quality; mineral content; Aluminet®; ChromatiNet Difusor®.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons