SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Produtividade da pimenta-do-reino em função de doses de esterco bovinoCrescimento, partição de fotoassimilados e produção de rizomas em taro cultivado sob sombreamento artificial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536versão On-line ISSN 1806-9991

Resumo

ABREU, Mônica Ferreira de; SANTOS, Patrícia Heloá dos; FURLANI, Pedro Roberto  e  ABREU, Cleide Aparecida de. Extração de substratos para obtenção da concentração de micronutrientes disponíveis para a rúcula. Hortic. Bras. [online]. 2007, vol.25, n.3, pp.411-417. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362007000300018.

Vários desequilíbrios fisiológicos freqüentemente ocorrem em plantas cultivadas em substratos sem solo, causados pela falta ou excesso de micronutrientes, até o momento, não existe um método de rotina adequado para avaliar a disponibilidade deles para as plantas. Portanto, neste trabalho avaliou-se a eficiência dos métodos que utilizam extratos em água (1:1,5 e o extrato de saturação), e o extrato com solução de DTPA/CaCl2 para avaliar a concentração disponível de micronutrientes disponíveis para a Eruca sativa L. (rúcula) cultivada em substratos. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, utilizando delineamento inteiramente ao acaso em esquema fatorial 3X4, com cinco repetições. Os tratamentos constituíram-se de tipos de substratos (casca de pinus, fibra de coco e turfa) e quatro concentrações de micronutrientes. Os substratos foram saturados e incubados com as soluções nutritivas até estabilizar a condutividade elétrica. Após, o substrato de cada parcela foi dividido, sendo uma parte para determinar os níveis do B, Cu, Fe, Mn e Zn pelos métodos 1:1,5, extrato de saturação e DTPA/CaCl2; a outra parte foi utilizada para cultivo da rúcula por 45 dias. De maneira geral, os métodos testados foram ineficientes em avaliar a disponibilidade de Cu, Fe, Mn e Zn para a rúcula. Por outro lado, houve correlação positiva entre as concentrações de B nos extratos obtidos pelos diversos métodos e a concentração de B na parte aérea da rúcula, com r>0,98**, independentemente do substrato utilizado. Todos os métodos podem ser utilizados na determinação do teor disponível de B às plantas, destacando-se o extrato de saturação com os melhores resultados.

Palavras-chave : Eruca sativa; análise química; casca de pinus; fibra de coco; turfa; extrato aquoso; método DTPA/CaCl2; extrato de saturação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons