SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Efeito da carga de frutos e concentrações salinas no crescimento do meloeiro Cultivado em substratoProdução de mudas de alface em substrato alternativo com adubação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536

Resumo

SOUZA, Maria da Conceição M de et al. Variabilidade genética para características agronômicas em progênies de alface tolerantes ao calor. Hortic. Bras. [online]. 2008, vol.26, n.3, pp. 354-358. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362008000300012.

Avaliaram-se progênies de alface tolerantes ao pendoamento precoce quanto aos caracteres agronômicos desejáveis à comercialização, bem como estimaram-se componentes genéticos importantes para o melhoramento da cultura. O delineamento experimental utilizado foi blocos ao acaso, com três repetições e 18 tratamentos (13 progênies F7, os genitores Verdinha, Regina e Tinto, e as cultivares Luisa e Babá de Verão). Estimaram-se as variâncias genéticas, fenotípica e ambiental, as herdabilidades e as correlações entre os caracteres número de folhas, peso fresco da planta e das folhas, diâmetro da planta, comprimento do caule e pendoamento. O teste F foi significativo (p<0,01) para todas as características. No agrupamento das médias pelo teste Scott-Knott a 5% de probabilidade, os tratamentos foram reunidos em dois grupos, exceto a cultivar Tinto, que se posicionou isoladamente em um terceiro grupo, para o caráter diâmetro da planta. A variância genética foi superior à ambiental para todas as características avaliadas e, a herdabilidade, inferior a 90%, revelou a influência do ambiente para alguns caracteres. Quando se correlacionou pendoamento com as demais características, os resultados obtidos foram significativos e positivos para a maioria das combinações, considerando-se as correlações genéticas. Nas condições desse ensaio, a progênie 76, embora tenha apresentado desempenho comercial inferior às testemunhas, aos genitores e até mesmo a outras progênies, destacou-se para menor comprimento do caule e menor índice de pendoamento.

Palavras-chave : Lactuca sativa L.; pendoamento precoce; herdabilidade; correlações genéticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português