SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Variabilidade genética para características agronômicas em progênies de alface tolerantes ao calorDivergência genética em tomate estimada por marcadores RAPD em comparação com descritores multicategóricos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536

Resumo

GOMES, Luiz Antonio Augusto; RODRIGUES, Artenisa C; COLLIER, Leonardo S  e  FEITOSA, Selma dos S. Produção de mudas de alface em substrato alternativo com adubação. Hortic. Bras. [online]. 2008, vol.26, n.3, pp. 359-363. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362008000300013.

Substratos alternativos, além de permitirem a produção de mudas de qualidade, reduzem os custos de produção. Neste trabalho avaliou-se a produção de mudas de alface (Lactuca sativa L.) utilizando misturas de casca de arroz carbonizada e húmus de minhoca com diferentes doses de SulPoMag®. O trabalho foi desenvolvido nas instalações da HortiAgro Sementes Ltda, em Ijaci (MG). Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições, sendo os tratamentos 1: 70% de húmus de minhoca (HM) e 30% de casca de arroz carbonizada (CAC), adicionados de 12,2 g de fosfato de Arad (FA) por litro da mistura, e tratamentos 2, 3 e 4: com as mesmas quantidades de HM, CAC, e FA, adicionadas, respectivamente, de 2,0; 4,0 e 8,0 g de SulPoMag®. Como testemunha utilizou-se o substrato comercial Bioplant®. Avaliaram-se as características de massa fresca de parte aérea (MFPA) e raiz (MFRZ); massa seca de parte aérea (MSPA) e raiz (MSRZ); teor de matéria seca de parte aérea (TMSPA) e raiz (TMSRZ) e condutividade elétrica (CE em dS m-1) dos substratos. O substrato comercial e o tratamento 1 apresentaram maiores valores de MFPA e MSPA. Os outros tratamentos, independentemente das doses de SulPoMag®, não diferiram entre si para MFPA. Para MSPA, o comportamento foi o mesmo, à exceção do tratamento 3, que foi semelhante ao tratamento 1 e ao substrato comercial. O aumento das doses de SulPoMag® resultou em uma elevação da condutividade elétrica para todos os tratamentos de forma linear. A produção de mudas de alface semelhante àquela obtida com o substrato comercial é viável, utilizando-se matéria prima obtida na propriedade. A produção de MFPA foi afetada negativamente pela adição de SulPoMag® ao substrato.

Palavras-chave : Lactuca sativa L.; substratos orgânicos; condutividade elétrica; casca de arroz carbonizada; húmus de minhoca.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português