SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Conservação pós-colheita de melão Charentais tratado com 1-MCP e armazenado sob refrigeração e atmosfera modificadaDesempenho de cultivares de cebola em cultivo orgânico e tipos de solo no Vale do São Francisco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536versão On-line ISSN 1806-9991

Resumo

AMARANTE, Cassandro VT do et al. Quantificação não destrutiva de clorofilas em folhas através de método colorimétrico. Hortic. Bras. [online]. 2008, vol.26, n.4, pp.471-475. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362008000400009.

Avaliou-se a viabilidade de utilização de um colorímetro, como alternativa à utilização de medidor de clorofila, para a quantificação não destrutiva de clorofilas em folhas. Folhas de couve "Manteiga" e batata "Ágata", com tonalidades variando de verde amarelado (clorótica) a verde escuro, foram avaliadas individualmente com um medidor de clorofila (Minolta SPAD-502) e um colorímetro (Minolta CR-400, no espaço de cores L, C e hº), seguido de quantificações destrutivas de clorofilas a, b e totais. Os valores de leitura do medidor de clorofila e da relação hº/(LxC) do colorímetro aumentaram com o incremento nos teores de clorofilas nas folhas em couve e batata. Os modelos ajustados entre teores de clorofilas e as leituras do medidor de clorofila e da relação hº/(LxC) do colorímetro apresentaram valores similares de R2, em ambas as espécies. Os resultados obtidos demonstram que o colorímetro é uma alternativa viável na avaliação não destrutiva do teor de clorofilas (µg cm-2 de folha), especialmente de clorofilas a e totais. Para tanto, os valores da relação hº/(LxC) do colorímetro devem ser calibrados com a extração de clorofilas nas folhas da espécie e genótipo de interesse.

Palavras-chave : Brassica oleracea var. acephala; Solanum tuberosum L; cor da folha; propriedades óticas da folha; absorbância; refletância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons