SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Produção de frutos de morango em função de diferentes períodos de vernalização das mudasProdução do maxixeiro em resposta a doses de esterco bovino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536

Resumo

LUZ, José Magno Q et al. Desempenho de cultivares de cenoura no verão e outono-inverno em Uberlândia-MG. Hortic. Bras. [online]. 2009, vol.27, n.1, pp. 96-99. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362009000100019.

As variações climáticas ao longo do ano tendem a influenciar de forma acentuada o desempenho agronômico de cultivares de cenoura, havendo entre elas diferente adaptação a determinada condição climática. A cv. Alvorada teve seu desempenho comparado a outras cvs. de cenoura (três do grupo Brasília: Calibrada, Alta Seleção e RL, além de Nantes, Forto e Carandaí), no cultivo de verão e outono-inverno em Uberlândia-MG. Avaliou-se a resistência à queima das folhas (Alternaria dauci), incidência de ombro verde, produtividade total, porcentagem e produtividade de raízes comerciais. O delineamento experimental utilizado foi blocos casualizados com quatro repetições e sete tratamentos para cada época de cultivo. Cada parcela constou de dez e onze linhas de 1,0 m, espaçadas de 0,20 m, compreendendo uma área total de 2,0 e 2,2 m2 por parcela e área útil de 1,4 e 1,8 m2 no outono/inverno e verão, respectivamente. No cultivo de verão, a cv. Alvorada apresentou vantagens em produtividade total frente às cvs. Carandaí, Forto e Nantes, porém não diferiu das cvs. Brasília Calibrada, Brasília Alta Seleção e Brasília RL. Ainda, a cv. Alvorada apresentou maior resistência à queima das folhas do que estas e desempenho estatisticamente igual às demais cvs. quanto à porcentagem de ombro verde. No outono-inverno só foi verificada diferença estatística da produtividade total entre as cvs. Brasília Calibrada e Carandaí. A maior resistência à queima das folhas ocorreu com as cvs. Alvorada nas duas épocas de cultivo e Forto, Nantes e Brasília Calibrada no outono-inverno.

Palavras-chave : Daucus carota; épocas de plantio; rendimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português