SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Performance of the kale-coriander intercropping in organic cultivation and its influence on the populations of ladybeetlesRespiratory rate and ethylene production of whole and minimally processed beet roots submitted to ethylene and bioregulators treatments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

NEITZKE, Raquel Silviana et al. Dissimilaridade genética entre acessos de pimenta com potencial ornamental. Hortic. Bras. [online]. 2010, vol.28, n.1, pp. 47-53. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362010000100009.

Alguns tipos de pimentas do gênero Capsicum são utilizados como plantas ornamentais, por possuírem caracteres, que conferem valor estético, por serem de fácil cultivo e apresentarem grande durabilidade. Entretanto, no Brasil são poucas as variedades comerciais destinadas a este propósito. O presente trabalho teve por objetivo caracterizar e estudar a distância genética dos acessos com potencial ornamental do Banco Ativo de Germoplasma de Capsicum da Embrapa Clima Temperado. O experimento foi realizado de julho de 2007 a fevereiro de 2008, no campo experimental da Embrapa Clima Temperado, em blocos ao acaso, com três repetições, utilizando 17 acessos, com dez plantas por parcela. As plantas foram caracterizadas morfologicamente com oito descritores quantitativos e 22 descritores qualitativos. Foram realizadas análises de comparação de médias, variáveis canônicas, agrupamento pelo método UPGMA e de Tocher, para os dados quantitativos, e agrupamento pelo método UPGMA e de Tocher para os dados qualitativos. Os acessos foram agrupados de forma distinta quando utilizado dados quantitativos e dados qualitativos. A análise dos dados qualitativos separa mais os acessos, com a formação de maior número de grupos do que na análise dos dados quantitativos. A utilização conjunta da caracterização baseada em descritores quantitativos e qualitativos, porém com análises separadas, possibilita uma interpretação mais fidedigna da dissimilaridade genética e permite o melhor direcionamento dos cruzamentos em Capsicum.

Keywords : Capsicum spp.; banco ativo de germoplasma; caracterização morfológica; descritores quantitativos; descritores qualitativos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese