SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3New races of Bremia lactucae, causal agent of lettuce downy mildew, identified in São Paulo state, BrazilGrowth and nutrient accumulation of taro plants under artificial shading levels author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

RADIN, Bernadete et al. Desempenho de quatro cultivares de morangueiro em duas regiões ecoclimáticas do Rio Grande do Sul. Hortic. Bras. [online]. 2011, vol.29, n.3, pp. 287-291. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362011000300005.

A escolha das cultivares possui importância relevante para alcançar o sucesso no cultivo do morangueiro. No entanto, as pesquisas com cultivares, normalmente ocorrem em sistemas convencionais de produção e não em sistemas de cultivo sem solo. Em função disso, avaliaram-se quatro cultivares de morangueiro em sistema sem solo, em casas de vegetação, em duas localidades, com condições ecoclimáticas diferentes, em Eldorado do Sul (Depressão Central) e Caxias do Sul (Serra do Nordeste), no RS. Foram estudadas as cultivares de morangueiro Aromas, Camarosa, Oso Grande e Tudla. O plantio ocorreu em maio de 2005, sendo as mudas colocadas em sacolas que continham substrato composto de 50% de turfa e 50% de casca de arroz queimada. A adubação foi realizada via fertirrigação. A colheita foi feita quando os frutos apresentavam 70% de cor avermelhada até totalmente vermelhos. Os resultados mostraram que o morango, em cultivo sem solo, embora apresentasse menor rendimento por planta que em cultivo tradicional, propiciou melhor aproveitamento interno da casa de vegetação, com reflexos positivos no rendimento por área, em função da alta densidade de plantas e maior facilidade de manejo da cultura. A cultura do morangueiro apresentou maior produtividade no cultivo realizado em Caxias do Sul (235,8 g planta-1), quando comparado a Eldorado do Sul (196,4 g planta-1) mesmo sem interação entre locais e cultivares. Em Caxias do Sul, as cultivares Aromas, Oso Grande e Camarosa apresentaram maiores produtividades quando comparadas a Tudla, mas nenhuma delas apresentou diferença em Eldorado do Sul.

Keywords : Fragaria x ananassa; casa de vegetação; cultivo sem solo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese