SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Performance of four strawberry cultivars in two ecoclimatic regions of Rio Grande do Sul state, BrazilOrganic cropping of radish in no-tillage under died and live mulching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

OLIVEIRA, Fabio Luiz de; ARAUJO, Adelson Paulo  and  GUERRA, Jose Guilherme M. Crescimento e acumulação de nutrientes em plantas de taro sob níveis de sombreamento artificial. Hortic. Bras. [online]. 2011, vol.29, n.3, pp. 292-298. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362011000300006.

Foi conduzido um experimento em vasos com solo com o objetivo de avaliar o crescimento e acumulação de nutrientes de plantas de taro (Colacasia esculenta) sob níveis de sombreamento artificial. O experimento foi constituído de quatro níveis de sombreamento (0, 25, 50 e 75% de restrição de luz) e nove coletas mensais, no delineamento de blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições. Os níveis de sombreamento foram obtidos com uso de armações galvanizadas revestidas de sombrite. A restrição de luz não modificou a biomassa total das plantas, todavia sob 50 e 75% de restrição de luz a razão raiz:parte aérea foi menor. Nessas condições, as plantas tiveram maiores alturas, número de folhas e área foliar, mas menor taxa de assimilação líquida. A restrição de 75% de luz atrasou em 30 dias a formação de rizomas-filhos e reduziu a produção final de rizomas. A restrição de luz não afetou a acumulação de macronu-trientes, sendo o máximo acúmulo observado aos 102 dias do plantio para N, P e K, e aos 123 dias para Ca e Mg. Condições de acentuada restrição de luz induziram investimento inicial das plantas de taro na parte aérea em detrimento de raízes, com posterior atraso na formação dos órgãos de reserva levando à redução na produção de rizomas.

Keywords : Colocasia esculenta; restrição de luz; área foliar; análise de crescimento vegetal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese