SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Organic cropping of radish in no-tillage under died and live mulchingSPAD index for nitrogen status diagnosis of zucchini plants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

SANTOS, Fabrício Franco B dos; RIBEIRO, Ailton; SIQUEIRA, Walter José  and  MELO, Arlete MT de. Desempenho agronômico de híbridos F1 de tomate de mesa. Hortic. Bras. [online]. 2011, vol.29, n.3, pp. 304-310. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362011000300008.

Objetivou-se avaliar e selecionar híbridos experimentais F1 de tomate de mesa do grupo salada quanto ao desempenho agronômico em condições de campo. Conduziu-se o experimento na Estação Experimental da Nunhems do Brasil, em Paulinia-SP, de fevereiro a junho de 2008. Obtiveram-se híbridos experimentais entre dez linhagens do BAG de tomate da Nunhems. Utilizou-se o delineamento experimental blocos casualizados com 36 tratamentos, quatro repetições e dez plantas por parcela. Com base no agrupamento de médias pelo teste de Scott-Knott, os resultados do desempenho agronômico dos híbridos experimentais para sete características avaliadas mostraram grande variabilidade entre os genótipos para comprimento de fruto e largura de fruto, com quatro grupos de médias. Os híbridos mostraram boa variabilidade para produção de frutos por planta e altura de planta, com três agrupamentos cada e, para as características número de frutos por planta, número de pencas por planta e distância da primeira penca do solo, mostraram-se menos divergentes, com dois grupos de médias. HE-38 e HE-14, com valores heteróticos positivos, destacaram-se como os mais produtivos em relação ao híbrido-padrão Aplauso.

Keywords : Solanum lycopersicum; heterose; melhoramento genético; hortaliça.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese