SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Evapotranspiration and crop coefficient of beet in organic mulch of grass and legumeReaction of hybrids, inhibition in vitro and target spot control in cucumber author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

SILVA, Giovani O da; PINHEIRO, Jadir B; VIEIRA, Jairo V  and  CARVALHO, Agnaldo DF de. Seleção para resistência de genótipos de cenoura aos nematóides-das-galhas. Hortic. Bras. [online]. 2011, vol.29, n.3, pp. 335-341. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362011000300013.

Foi verificada a relação entre caracteres avaliados em campo e casa-de-vegetação, relativos à avaliação de genótipos de cenoura quanto à resistência ao nematóide-das-galhas (Meloidogyne spp.), visando identificar quais caracteres possibilitam a diferenciação entre os genótipos e verificar a possibilidade de avaliação apenas em um ambiente ou a eliminação de caracteres que apresentem correlação alta. Avaliaram-se 38 progênies da população '0812518' e 31 progênies da população '0812519', além das cultivares Brasília e Kuronan como testemunhas tolerante e suscetível, respectivamente. Em campo naturalmente infestado por uma mistura de Meloidogyne incognita raça 1 e Meloidoigyne javanica, a seleção para resistência ao nematóide-das-galhas foi realizada com base na menor porcentagem de infecção na raiz principal dos genótipos de cenoura, rendimento de raiz e o fator de reprodução, enquanto que em casa-de-vegetação, para cada uma das mesmas espécies de nematóides e também para a mistura de ambas, foi medido o índice de galhas e índice de massa de ovos. Verificou-se que não houve possibilidade de seleção em apenas um dos ambientes testados ou a eliminação de caracteres, indicando que para a obtenção de cultivares mais produtivas e mais tolerantes é necessária a seleção combinada nos diferentes caracteres e ambientes. Para o experimento realizado em campo foi possível diferenciar os genótipos apenas para o rendimento de raiz. No experimento em casa-de-vegetação, para todos os caracteres foi possível identificar genótipos superiores. Porém, as médias das populações não foram melhores que a testemunha 'Brasília' da qual estas se originaram, confirmando a necessidade da busca por métodos mais eficientes de seleção.

Keywords : Daucus carota; Meloidogyne incognita; Meloidoigyne javanica; fator de reprodução.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese