SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3In vitro growth of Brassocattleya orchid hybrid in different concentrations of KNO3, NH4NO3 and benzylaminopurinePotato cultivars for organic production systems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

REGO, Elizanilda R do; REGO, Mailson M do; MATOS, Izadora Wally F de  and  BARBOSA, Lidiany Aparecida. Caracterização morfológica e química de frutos de acessos do gênero Capsicum spp. Hortic. Bras. [online]. 2011, vol.29, n.3, pp. 364-371. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362011000300018.

O objetivo deste trabalho foi caracterizar 69 acessos do gênero Capsicum, pertencentes ao Banco de Germoplasma de Hortaliças da Universidade Federal de Roraima, quanto a 16 descritores relacionados à qualidade de frutos. O experimento foi conduzido em campo, no delineamento experimental inteiramente casualizado, com três repetições e 10 plantas por parcela. Quatorze descritores quantitativos e dois qualitativos foram utilizados na caracterização e para obtenção de caracteres morfológicos de qualidade. Obteve-se a média de dez frutos por repetição, aleatoriamente dentro de cada acesso, quando os frutos atingiram a maturidade. Os dados quantitativos foram submetidos à análise de variância, com posterior agrupamento das médias pelo teste Scott-Knott. Houve diferença significativa (p<0,01) entre os 69 acessos tanto para caracteres morfológicos quanto químicos dos frutos, podendo essa diversidade ser utilizada em programa de melhoramento de Capsicum. Se o programa de melhoramento visar à obtenção de maior rendimento de pó, indica-se o uso dos acessos 33, 44 e 41, cujos valores de teor de matéria seca e sólidos solúveis totais foram mais elevados. Entretanto, se o objetivo for o comércio de frutos in natura, recomenda-se o acesso 48 que apresentou maiores valores de matéria fresca, comprimento e diâmetro do fruto. O acesso 33, Capsicum frutescens, apresentou o maior teor de vitamina C.

Keywords : pimentão; pimenta; melhoramento; germoplasma; Amazônia; qualidade de frutos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English