SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Potato cultivars for organic production systemsReaction of families and lines of melon to powdery mildew author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

SILVA, Laércio J da et al. Desfolha baixeira e sua influência em caracteres fitotécnicos e fitopatológicos do tomateiro. Hortic. Bras. [online]. 2011, vol.29, n.3, pp. 377-381. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362011000300020.

A incidência de doenças foliares é um dos principais fatores que limitam a produção da cultura do tomate, aumentando o custo de produção pela necessária aplicação de defensivos. A retirada de folhas baixeiras poderia contribuir para a redução de fontes de inóculo e redução da severidade de doenças, reduzindo dessa forma a necessidade de aplicação de agrotóxicos. Com o objetivo de avaliar a eficiência dessa prática na redução de doenças foliares do tomateiro e o efeito na qualidade e na produtividade total e comercial de cultivares utilizadas para consumo in natura, foram instalados dois experimentos, sendo testados quatro níveis de retirada de folhas baixeiras. Foi observado que a retirada das folhas baixeiras, à medida que é feita a colheita dos frutos, é eficiente para reduzir a área foliar lesionada por doenças, o que pode significar menor severidade e diminuição de inóculo na área de cultivo. A retirada dessas folhas não interfere na produtividade e qualidade de frutos de tomateiro. Outros estudos precisam ser feitos para avaliar o efeito da adoção dessa prática em diferentes épocas de plantio, espaçamentos, variedades, cultivos sucessivos, bem como a viabilidade financeira de sua utilização.

Keywords : Lycopersicon esculentum; desfolha; doenças de plantas; manejo cultural.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English