SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Reaction of families and lines of melon to powdery mildewEffects of plant density on yield of green ears of corn cultivars author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

ONOYAMA, Silvia S et al. Principais características da raiz de cenoura na perspectiva de agentes da cadeia produtiva. Hortic. Bras. [online]. 2011, vol.29, n.3, pp. 387-391. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362011000300022.

Procurou-se verificar quais são as características mais importantes da raiz de cenoura sob a ótica dos agentes da cadeia produtiva de cenoura. Para tanto, foram realizadas visitas e entrevistas com produtores, empresas de semente, vendedores de insumos, lavadores, processadores, atacadistas e gerentes de supermercados, comparando-se esses resultados com os da pesquisa de percepção de consumidores de supermercados do Distrito Federal. Em ambos os casos, utilizou-se questionário estruturado com perguntas fechadas nas quais os entrevistados classificaram os atributos segundo notas que variaram de 1 (nenhuma importância) a 5 (muito importante). Para verificar a ordenação de importância dos atributos e os contrastes das médias, utilizou-se o método estatístico de análise de dados categóricos. O resultado da pesquisa indicou que os consumidores estão preocupados com valores nutricionais, textura, cor externa e sabor da cenoura. Já os demais agentes da cadeia atentaram mais para as características relacionadas com a padronização, com a coloração externa e com o ombro verde. Foram detectadas diferenças de percepção entre os agentes da cadeia, em especial dos consumidores, para os quais foram observadas diferenças nas respostas em função do gênero, idade, grau de escolaridade, estado civil e localização do supermercado. Estes resultados são muito importantes para o direcionamento de projetos de pesquisa com cenoura, que precisa atender as exigências tanto do setor produtivo quanto dos consumidores.

Keywords : Daucus carota L; melhoramento; pesquisa de mercado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese