SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Nitrogen fertilization on intercropping of lettuce and rocketProduction of mint depending on organic manure at planting and dressing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

PORTO, Vânia CN et al. Combinação de cultivares de alface e rúcula em dois cultivos em consórcio com cenoura. Hortic. Bras. [online]. 2011, vol.29, n.3, pp. 404-411. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362011000300025.

A prática de consórcio é uma opção tecnológica viável para a produção de hortaliças e o sucesso da associação entre as culturas será tanto maior quanto maior a complementaridade entre elas. O presente trabalho foi realizado de junho a novembro de 2006, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, Brasil, para avaliar o desempenho produtivo de duas cultivares de alface e duas de rúcula consorciadas em faixas com cenoura em dois cultivos. O delineamento experimental foi em blocos completos casualizados com cinco repetições, com os tratamentos arranjados em esquema fatorial 2 x 2 + 2. Os tratamentos consistiram da combinação de duas cultivares de alface (Babá de Verão e Tainá) e duas de rúcula (Cultivada e Folha Larga) consorciadas com cenoura 'Brasília', mais dois tratamentos adicionais (duas cultivares de alface ou duas cultivares de rúcula cultivadas em cultivo solteiro). Em cada bloco foi inserida uma parcela com a cenoura em cultivo solteiro. As características avaliadas na alface foram altura e diâmetro de plantas, número de folhas por planta, produtividade e massa da matéria seca da parte aérea; na rúcula: altura de plantas, número de folhas por planta, rendimento de massa verde e massa da matéria seca da parte aérea, e na cenoura: altura de plantas, produtividade total e comercial, percentual de raízes longas e médias, de raízes curtas e de refugo. A cultivar de alface Tainá teve melhor desempenho, tanto em cultivo solteiro como consorciado. As rúculas 'Cultivada' e 'Folha Larga' tiveram desempenho produtivo semelhante em ambos os sistemas de cultivo. As culturas de alface e rúcula tiveram melhor desempenho produtivo no segundo cultivo. A produção de raízes comerciais de cenoura nos sistemas consorciados foi de 68,3%, dos quais 48,6% foram de raízes longas e médias e 19,7% de raízes curtas. A produção de raízes comerciais de cenoura no sistema solteiro foi de 75,0%, dos quais 51,7% foram de raízes longas e médias e 23,3% de raízes curtas.

Keywords : Lactuca sativa; Daucus carota; Eruca sativa; eficiência agronômica; análise conjunta.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English