SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Vegetative propagation of liamba, a medicinal plantProduction of organic tomatoes irrigated by sprinkler and drip systems, as single crop and intercropped with coriander author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

BRANCO, Marina Castelo  and  ALCANTARA, Flávia A de. Hortas urbanas e periurbanas: o que nos diz a literatura brasileira?. Hortic. Bras. [online]. 2011, vol.29, n.3, pp. 421-428. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362011000300028.

O cultivo doméstico de hortaliças e hortas comunitárias ganhou importância como uma política alternativa de redução da pobreza e melhoria das condições alimentares das famílias no Brasil desde o final do século passado. As experiências brasileiras foram relatadas em diferentes tipos de publicações científicas, mas até o momento, esses resultados não foram avaliados. Assim sendo, publicações científicas brasileiras sobre o tema foram buscadas nas páginas www.google.com.br, www.scielo.com.br, www.periodicos.capes.gov.br e na plataforma Lattes do CNPq para essa avaliação. Os resultados mostraram que a maioria das publicações estavam disponíveis gratuitamente. O número de publicações aumentou entre 1996 e 2009 e a maioria delas foi publicada em Encontros e Congressos. O cultivo de hortaliças contribuiu para aumentar o bem-estar da população. No entanto, diversas dificuldades foram relatadas, sendo as mais importantes a falta de organização social e a falta de acesso a assistência técnica, capital, terra e água. Até o momento, a maioria desses projetos foi de curta duração (menos de três anos). Assim sendo, é necessário que pesquisas multidisciplinares e de longo prazo sejam conduzidas a fim de que sejam melhor avaliados e compreendidos os benefícios e dificuldades dos projetos e as formas encontradas para superar essas dificuldades.

Keywords : Agricultura urbana; agricultura periurbana; levantamento; avaliação; sustentabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese