SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Propagação vegetativa de liamba, planta medicinalProdução de tomateiro orgânico irrigado por aspersão e gotejamento, em cultivo solteiro e consorciado com coentro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536

Resumo

BRANCO, Marina Castelo  e  ALCANTARA, Flávia A de. Hortas urbanas e periurbanas: o que nos diz a literatura brasileira?. Hortic. Bras. [online]. 2011, vol.29, n.3, pp. 421-428. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362011000300028.

O cultivo doméstico de hortaliças e hortas comunitárias ganhou importância como uma política alternativa de redução da pobreza e melhoria das condições alimentares das famílias no Brasil desde o final do século passado. As experiências brasileiras foram relatadas em diferentes tipos de publicações científicas, mas até o momento, esses resultados não foram avaliados. Assim sendo, publicações científicas brasileiras sobre o tema foram buscadas nas páginas www.google.com.br, www.scielo.com.br, www.periodicos.capes.gov.br e na plataforma Lattes do CNPq para essa avaliação. Os resultados mostraram que a maioria das publicações estavam disponíveis gratuitamente. O número de publicações aumentou entre 1996 e 2009 e a maioria delas foi publicada em Encontros e Congressos. O cultivo de hortaliças contribuiu para aumentar o bem-estar da população. No entanto, diversas dificuldades foram relatadas, sendo as mais importantes a falta de organização social e a falta de acesso a assistência técnica, capital, terra e água. Até o momento, a maioria desses projetos foi de curta duração (menos de três anos). Assim sendo, é necessário que pesquisas multidisciplinares e de longo prazo sejam conduzidas a fim de que sejam melhor avaliados e compreendidos os benefícios e dificuldades dos projetos e as formas encontradas para superar essas dificuldades.

Palavras-chave : Agricultura urbana; agricultura periurbana; levantamento; avaliação; sustentabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português