SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Urban and periurban gardens: what does the Brazilian literature tell us?Horta Fácil: a software for planning, dimensioning and management of vegetable gardening author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

MAROUELLI, Waldir A; MEDEIROS, Maria A de; SOUZA, Rodrigo F de  and  RESENDE, Francisco V. Produção de tomateiro orgânico irrigado por aspersão e gotejamento, em cultivo solteiro e consorciado com coentro. Hortic. Bras. [online]. 2011, vol.29, n.3, pp. 429-434. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362011000300029.

O uso eficiente da água e a diversificação ambiental são fundamentais para o equilíbrio e a sustentabilidade dos sistemas orgânicos de produção de tomate. O presente estudo teve por objetivo avaliar a produção de tomate de mesa em cultivo solteiro e consorciado com coentro com irrigação por aspersão e gotejamento, em sistema orgânico. O experimento foi conduzido em área de produção orgânica no Distrito Federal. O delineamento foi blocos ao acaso, com tratamentos dispostos num arranjo fatorial 2 x 2 (dois sistemas de irrigação x dois sistemas de cultivo). Não houve interação significativa entre os fatores avaliados, assim como não houve efeito do sistema de cultivo sobre as variáveis avaliadas. Embora o ciclo do tomateiro irrigado por gotejamento tenha diminuído, a produtividade de frutos não foi afetada pelos sistemas de irrigação. A maior redução de estande verificada na aspersão foi compensada por um aumento no número de frutos por planta, sem variação na massa por fruto. O menor volume de solo explorado pelas raízes do tomateiro associado à maior incidência de traça-do-tomateiro (Tuta absoluta) e principalmente de oídio (Leveillula taurica) pode ter limitado a produtividade do tomateiro irrigado por gotejamento. A taxa de frutos podres na aspersão foi o dobro da verificada no sistema por gotejamento.

Keywords : Solanum lycopersicon; Coriandrum sativum; agricultura orgânica; tomate de mesa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese