SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue4Viability of a prediction system for tomato late blight in the integrated production of tomato in Caçador, BrazilAgronomic traits and chemical composition of single hybrids of sweet corn author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

MELO, Roberto de A et al. Similaridade genética entre genótipos de coentro por marcadores ISSR. Hortic. Bras. [online]. 2011, vol.29, n.4, pp. 526-530. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362011000400014.

Com o surgimento de novas cultivares, uma caracterização genética precisa é essencial, visando à utilização em programas de melhoramento ou para fins de registros e ou proteção de cultivares. Marcadores moleculares vêm complementando a caracterização morfológica e agronômica tradicional, uma vez que são virtualmente ilimitados, cobrem todo o genoma e não são influenciados pelo ambiente. A caracterização genética constitui a base para trabalhos de estimativas de similaridade genética. Portanto, este trabalho teve como objetivo avaliar a similaridade genética entre dez genótipos de coentro (nove cultivares e uma linhagem) por meio de marcadores ISSR. As cultivares utilizadas foram Americano, Asteca, Palmeira, Português, Santo, Supéria, Tabocas, Tapacurá, Verdão e a linhagem experimental HTV-9299. A similaridade genética entre as cultivares foi estimada com base nos marcadores moleculares de ISSR, utilizando-se 227 regiões de bandas de ISSR. O oligonucleotídeo UBC 897 gerou o maior número de fragmentos (16), resultando em um maior polimorfismo. Os resultados indicam que os vinte e nove oligonucleotídeos escolhidos foram satisfatórios para detecção de polimorfismo. Como resultado da análise de agrupamento a partir dos dados de similaridade, verificou-se a presença de dois grupos e dois subgrupos. A similaridade calculada para os genótipos variou de 52 a 75%. A menor similaridade ficou entre Português e Verdão, com 52%. Já a maior similaridade foi obtida entre Português e Palmeira com 75%. O ISSR é eficiente na identificação de polimorfismo de DNA em coentro.

Keywords : Coriandrum sativum L; caracterização molecular; microssatélites; condimentares.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English