SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue4Morphologic characterization of sweet potato accesses from the germplasm bank of the Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, BrazilNitrate concentration in lettuce leaves depending on photosynthetic photon flux and nitrate concentration in the nutrient solution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

FAVORETTO, Patrícia; VEASEY, Elizabeth Ann  and  MELO, Paulo César Tavares de. Caracterização molecular de cultivares de batata por marcadores SSR. Hortic. Bras. [online]. 2011, vol.29, n.4, pp. 542-547. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362011000400017.

A batata possui uma base genética estreita, sendo assim a utilização de marcadores moleculares é uma ferramenta muito importante no processo de caracterização de bancos de germoplasma e avaliação de divergência genética. O objetivo deste trabalho foi avaliar por meio de marcadores microssatélites ou Simple Sequence Repeats (SSR), 38 acessos de batata de duas coleções distintas contendo cultivares comerciais. Para a caracterização molecular foram analisados 10 loci, gerando um total de 46 alelos, os quais foram analisados como dados binários. Foi obtida uma matriz de similaridade utilizando o coeficiente de Jaccard e com o método aglomerativo UPGMA foi realizada uma análise de agrupamento pelo software NTSYSpc. Em média, o número de alelos por loco foi 4,6, variando de dois alelos para os iniciadores STM1049, STM1053 e STM1104 até 12 alelos por loco para o iniciador STM0019a. Dos 46 alelos identificados, apenas cinco foram monomórficos, observando-se, portanto, 89,1% de polimorfismo. O conteúdo de informação de polimorfismo (PIC) variou de 0,13 a 0,86, com média de 0,54. O coeficiente de similaridade de Jaccard variou de 0,41 a 0,93, mostrando a grande variabilidade genética entre os acessos. Observaram-se duas possíveis duplicatas [Atlantic (Canadá) e Atlantic (Chile), e Colorado e Ágata (EPAMIG) (duplicatas com estes SSRs, que não as separaram)]. Elevada similaridade foi também observada pelas cultivares Chipie e Melodie (EPAMIG), Voyager e Gourmandine (EPAMIG), Eole e Caesar (EPAMIG), e Cupido e Santé (Pirassu). Foram identificados também os acessos mais distantes geneticamente (Lady Rosetta e HPC-7B).

Keywords : Solanum tuberosum; bancos de germoplasma; diversidade genética; microssatélites.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English