SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue4Growth analysis of tomato plants 'SM-16' cultivated under different mulchingReaction of Capsicum accessions and progenies from interspecific crosses to Colletotrichum acutatum isolates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

VARGAS, Thiago de O et al. Influência da biomassa de leguminosas sobre a produção de repolho em dois cultivos consecutivos. Hortic. Bras. [online]. 2011, vol.29, n.4, pp. 562-568. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362011000400020.

Em estudos de avaliação do desempenho de culturas em sequência à adubação verde, geralmente não se considera o efeito das raízes dos adubos verdes. Entretanto, tais efeitos podem contribuir para maior entendimento científico da adubação verde. Foram avaliados o efeito da raiz e da parte aérea das leguminosas Crotalaria juncea e Canavalia ensiformis sobre a produção do repolho em dois cultivos. O experimento foi instalado em esquema fatorial (2 x 3) + 2, sendo 2 espécies de leguminosas e 3 partes das plantas (raiz, parte aérea ou planta inteira) e 2 tratamentos adicionais (adubação mineral com 100% ou 50% da dose recomendada de N), em blocos casualizados com 4 repetições. A parte aérea do adubo verde foi aplicada em superfície. O cultivo sobre a massa da parte aérea ou da planta inteira de crotalária ou feijão de porco reduziu a necessidade de adubação com N-mineral em 50%, mas a produção de repolho foi reduzida com o cultivo sobre o sistema radicular de feijão de porco. Áreas em que foram deixadas a parte aérea ou a planta inteira de crotalária ou feijão de porco resultaram em maiores efeitos residuais sobre o segundo cultivo que a adubação com N-mineral. O cultivo sobre as raízes destas leguminosas não resultou em efeito residual diferente da adubação mineral com 50 ou 100% da recomendação da adubação N.

Keywords : Brassica oleracea var. capitata; Crotalaria juncea; Canavalia ensiformis; adubação verde; efeito residual; nitrogênio; raiz.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese