SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue4Production and quality of melon hybrid Mandacaru irrigated with different levels of salinityMarketable production of lettuce cultivars in Bananeiras, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

GENUNCIO, Gláucio da C et al. Produtividade de rúcula hidropônica cultivada em diferentes épocas e vazões de solução nutritiva. Hortic. Bras. [online]. 2011, vol.29, n.4, pp. 605-608. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362011000400027.

A rúcula é uma das principais hortaliças produzidas no Brasil via hidroponia. Entretanto, além da aplicação de uma solução nutritiva adequada à cultura, torna-se imprescindível o conhecimento e o controle das variáveis intrínsecas ao manejo da solução nutritiva. Assim, o objetivo foi avaliar o acúmulo de biomassa fresca de parte aérea e raiz e a produtividade da rúcula cultivada em três vazões de solução nutritiva em hidroponia NFT, durante seis ciclos de cultivo. Os tratamentos consistiram de três vazões de solução nutritiva, sendo V1= 0,75, V2= 1,00 e V3= 1,50 L min-1. Foram avaliados seis ciclos de cultivo (de julho a dezembro). O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com oito repetições. Realizaram-se as colheitas aos 30 dias após o transplante para os canais de hidroponia. O acúmulo de biomassa de parte aérea e de raiz foi maior nos meses de novembro e dezembro, devido a maiores temperaturas em casa de vegetação. Foi observado menor valor de biomassa de parte aérea na menor vazão do sistema. A produtividade da parte aérea e total (parte aérea + raiz) foi maior nos meses mais quentes. Observou-se um incremento na produtividade com um aumento da vazão da solução nutritiva nos canais de hidroponia.

Keywords : Eruca sativa; cultivo sem solo; produção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese