SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Produção comercial de cultivares de alface em Bananeiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Horticultura Brasileira

versão impressa ISSN 0102-0536

Resumo

PALAI, SK  e  ROUT, Gyana Ranjan. Caracterização de novas cultivares de crisântemo com o uso de marcadores ISSR. Hortic. Bras. [online]. 2011, vol.29, n.4, pp. 613-617. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362011000400029.

Entre as plantas ornamentais comercializados no mercado mundial, o crisântemo é a flor de corte de maior importância sendo superado apenas pela rosa. Ele é propagado vegetativamente e também tem um forte sistema de auto-incompatibilidade esporofítica como mostrado por todos os membros da família Asteraceae. Morfologicamente, os números de pétalas e as cores das flores apresentam variação máxima em relação às cultivares existentes. Empregou-se vinte primers ISSR (Inter Simple Sequence Repeat) para caracterizar a nova cultivar de crisântemo desenvolvida por mutação expontânea. Os resultados indicam que a taxa de polimorfismo mostrou diferenças significativas em comparação com outras cultivares existentes. Foi de oito o número médio de produtos de amplificação por primers. O tamanho dos fragmentos ISSR amplificados variou de 0,25 a 2,4 Kbp. Portanto, o marcador ISSR é uma técnica útil para a avaliação rápida e fácil de variações genéticas entre cultivares. Características morfológicas de novas cultivares apresentaram variação em comparação com outros parentais. O aparecimento do primeiro botão floral e a sua altura na nova cultivar foi mais tardio e mais baixo quando comparado com o progenitor feminino. As novas cultivares podem ser propagadas em larga escala comercialmente através da técnica in vitro.

Palavras-chave : Chrysanthemum; mutação; identificação de variedades; marcadores ISSR.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês