SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1Yield and classification of broccoli depending on fertilizing and spacing between plants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536

Abstract

VIEIRA, Jairo V; SILVA, Giovani Olegario da  and  BOITEUX, Leonardo S. Parâmetros genéticos e correlações entre características para processamento em progênies de meios-irmãos de germoplasma de cenoura tropical. Hortic. Bras. [online]. 2012, vol.30, n.1, pp. 7-11. ISSN 0102-0536.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362012000100002.

A estimativa de parâmetros genéticos associados com caracteres de processamento industrial, incluindo comprimento de raiz (RL), é crucial para programas de melhoramento de cenoura para áreas tropicais. A cultivar Alvorada é um importante germoplasma devido à sua resistência a nematóides e queima-das-folhas, tolerância ao calor e alto conteúdo de carotenóides. Setenta e quatro progênies meio-irmãs derivadas de 'Alvorada' foram avaliadas durante o verão de 2005 no Distrito Federal (DF), em blocos casualizados com três repetições. Treze plantas competitivas em cada bloco foram selecionadas ao acaso e avaliadas ou classificadas para RL, número de folhas (NL), comprimento de folhas (LL), tipo de ponta de raiz (RT), massa de raiz (RW), formato do ombro da raiz (CS), diâmetro da raiz (RD) e diâmetro do xilema (XD). Foi estimada a correlação de Pearson entre os caracteres, realizada a análise de trilha considerando RL como a variável dependente; o coeficiente de herdabilidade e outros parâmetros genéticos. Os valores de herdabilidade para RL variaram entre 12 e 44%. Para os outros caracteres, os valores variaram de 3% (RD) a 79% (LL). Os valores observados para as correlações fenotípicas e genotípicas entre todos os caracteres variaram de baixos a intermediários. A análise de trilha indicou efeito positivo para a relação entre RL e RW, muito embora RD e XD tivessem efeitos diretos negativos em RL. Maiores raizes apresentaram menores diâmetros e menores XD. Métodos de seleção recorrente baseados em meio-irmãos ou famílias S1 podem ser mais efetivos que seleção recorrente fenotípica massal no aumento de RL e no desenvolvimento de populações com caracteres desejáveis para o processamento em germoplasma de cenoura tropical.

Keywords : Daucus carota; herdabilidade; correlação genética; análise de trilha; comprimento de raiz.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English